Para você

Benefícios do tratamento homeopático

A homeopatia foi desenvolvida há cerca de 200 anos pelo médico alemão Samuel Hahnemann, que estava insatisfeito com a terapêutica agressiva da medicina convencional de sua época e buscou um novo método de tratamento com menos efeitos colaterais, e que fosse mais suave e duradouro. Pela filosofia homeopática todas as doenças têm seu início em uma alteração da vitalidade que possuímos.Segundo Samuel Hahnemann, fundador da Homeopatia, somente a força vital alterada produz as doenças.“O sofrimento da força vital afetada morbidamente no interior e o conjunto de sintomas observáveis constituem uma única realidade”. Por isso, a Homeopatia trata do indivíduo como um todo. Para ele, o mais alto ideal da cura é o restabelecimento rápido, suave e duradouro da saúde e pelo caminho mais curto, seguro e menos prejudicial.

Como funciona o tratamento?
Ao paciente em tratamento homeopático é prescrito o medicamento mais indicado, sempre individualizado de acordo com as peculiaridades de cada um. Nesse contexto, sendo cada organismo diferente dos outros, duas pessoas com a mesma queixa (rinite, por exemplo) provavelmente serão tratados com medicamentos diferentes, cada uma com o mais indicado, de acordo com as suas características pessoais. Como essa alteração está presente no organismo inteiro, todos os sintomas são importantes para determinar o medicamento apropriado para cada paciente, diferente de uma prescrição que trate uma doença isoladamente – uma vez que o organismo todo sofre com o fígado doente e não apenas este órgão. 

Como os medicamentos são produzidos?
Os medicamentos homeopáticos são produzidos a partir de um dos três reinos (animal, vegetal ou mineral) e possuem um método singular de preparo – Dinamização – por meio do qual é diminuída a toxicidade das substâncias – tornando possível o uso de substâncias que, sem este processo, poderiam ser nocivas – e potencializado o poder medicamentoso existente nelas. São disponibilizados aos pacientes na forma de glóbulos ou líquido (em gotas), e sua potência também é ajustada à sensibilidade de cada paciente no decorrer do tratamento. Os efeitos de melhoria são percebidos logo no início do tratamento. 

Quando o tratamento pode ser início?
O tratamento homeopático pode ser iniciado na fase aguda ou crônica de qualquer doença, inclusive associado ao tratamento convencional (alopático), que pode ser retirado gradativamente, à medida que não seja mais necessário e isento de riscos para o paciente – caso contrário, é mantido em paralelo com o tratamento homeopático. Pacientes em vigência de tratamento psicoterápico costumam se beneficiar dessa associação. Assim sendo, ao restabelecer a alteração da energia vital, a homeopatia cuida da saúde de forma integral (física e emocional) e também age preventivamente ao perceber, pelos sintomas, o começo de um distúrbio antes da doença se instalar completamente, normalmente quando a pessoa não se sente bem, algum sintoma incomoda, mas nada é comprovado nos exames complementares realizados. Para Hanehmann, as doenças, como desequilíbrios do caráter vital, expressam-se somente por alterações das sensações e funções do nosso organismo. 

Principais motivos para optar pelo tratamento de Homeopatia:
. Foco no paciente como um todo;
. Medicamentos menos agressivos ao organismo;
. Caráter preventivo, ajudando a manter o equilíbrio, saúde e força vital
. Completo: não visa tratar apenas uma doença isoladamente;
. Relação médico-paciente, com mais atenção e tempo de consulta;
. Menor incidência de efeitos colaterais;
. Custo do medicamento.

Por Dr. Fábio Mangolini
Fonte: http://www.mangolini.med.br/beneficios-do-tratamento-homeopatico/

Ver Anteriores
Engenho de imagens